quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Protesto dos profissionais da educação

No final do mês de agosto, profissionais da rede municipal de educação de São Paulo fizeram uma manifestação no centro da cidade, protestando contra a política do governo municipal para a educação e reivindicando muitas coisas além do aumento salarial.

Deve haver um estímulo para que cada profissional possa realizar bem o seu trabalho. A falta de incentivo é fatal para qualquer trabalhador. Os professores pedem que sejam incorporadas gratificações aos seus salários, o que é totalmente aceitável, levando em conta a jornada de trabalho de um professor e seu salário.

As reivindicações não pararam por aí; estavam em pauta 18 pontos a serem debatidos. Entre eles o aumento salarial de 43%, realização de concurso público para todos os cargos e política de pagamento específica para os profissionais de educação.

Um outro ponto que acho importantíssimo é o investimento na formação dos funcionários, que também foi pedido na manifestação. A formação de profissionais competentes é essencial para que a educação da rede municipal seja de qualidade.

No Estado do Alagoas, professores da rede pública também entraram em greve. Nesta semana, docentes reivindicaram o reajuste que havia sido prometido no primeiro semestre. Tudo isso mostra a falta de incentivo e investimentos na educação do país.

Um comentário:

Bruna Gonçales disse...

Essa bonificação já é utilizada em Denver, nos EUA, há algum tempo. Os melhores professores (mais assíduos, mais competentes) ganhavam uma gratificação mês a mês pelo desempenho.
A experiência foi tão positiva que estendeu-se por toda a rede pública de ensino.

Vale conferir uma experiência educacional de algumas escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco, o Procentro.
Lá os professores são obrigados a cumprir metas e podem receber até R$ 2500 de bônus.
Não é necessário exaltar que recompensados de acordo, os professores trabalham melhor, né?
Chegaram a agregar um novo plano de ensino. Lá, estudam-se, por exemplo, literatura romana e grega.

Incentivo, minha gente!
Incentivo!

Parabéns pelo blog!
Sucesso!