sábado, 22 de setembro de 2007

Estímulo à criação nas escolas

Já é sabido que nas escolas muitas crianças não têm motivação para estudar as matérias que são propostas. As crianças geralmente se referem às aulas como “chatas”. Em algumas situações as crianças têm a razão – o currículo escolar está muito distante da realidade das crianças e acaba fazendo com que elas decorem a matéria para passar de ano ao invés de compreender o conteúdo. Aulas que exigem concentração durante muito tempo, com professores que não dão liberdade, acabam sendo um desastre.

A falta de vontade dos alunos leva às conversas excessivas dentro da sala, brincadeiras desnecessárias e desatenção, o que faz com que o resto da sala seja prejudicado. É necessário estimular as crianças a criarem, dar liberdade de escolha e de se conhecer, já que a criança está apenas iniciando no mundo do conhecimento. A pressão por parte dos pais e da escola por resultados atrapalha o aluno.

A nota não deve ser uma prioridade – a criança tem de ser estimulada a ter atitudes positivas, ser honesta e se esforçar para assimilar conhecimento, de fato. Einstein era um gênio, mas foi mau aluno. No entanto, sua imaginação e inteligência foram grande contribuição para que ele fosse quem foi.

Nenhum comentário: