segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Educação virtual e real

A educação virtual é uma realidade no Brasil. Cada vez mais se abrem cursos das mais diversas áreas aonde os alunos assistem às aulas em casa pelo computador. Podemos enumerar diversas vantagens para esse novo meio de ensino.

São elas o conforto e a desnecessidade de se locomover para a instituição de ensino numa metrópole como SP, a possibilidade de se assistir mais de uma vez quando a aula não é uma vídeo conferência ao vivo.

Contudo, podemos também falar das desvantagens da aula virtual. Entre as mais importantes estão a falta de contato visual do aluno com o professor e dos alunos com outros alunos que torna a aula mais viva e também dinâmica. Neste sentido, a interatividade do computador não pode competir ou substituir a experiência do contato pessoal.

Portanto, temos aí dois lados de uma mesma moeda, a aula virtual que é uma realidade e a aula real que é mais produtiva. A mescla entre esses dois modelos de aula pode ser uma alternativa, como já ocorre em algumas disciplinas em aulas semi-presenciais na Universidade Metodista de São Paulo.

Nenhum comentário: