terça-feira, 4 de setembro de 2007

Chega de esmolas

Cada dia mais é possível ver pessoas pedindo esmola nos mais variados lugares. É difícil encontrar um semáforo que não possua pelo menos um pedinte. Há casos em que pessoas estão num mesmo semáforo pedindo dinheiro há tempos – fazendo disso uma verdadeira profissão. Um dos problemas de dar esmola é que não sabemos o destino que as pessoas darão ao dinheiro, seja ele bom ou mau.

A realidade é que a esmola não passa de um paliativo; é varrer a sujeira para debaixo do tapete. Os pedintes precisam, acima de tudo, de um meio de se sustentarem. Mas não é com esmola que eles conseguirão. É imprescindível que haja políticas de inclusão, que, entre outras coisas, ponham, de fato, crianças na escola.


Uma criança na escola pode adquirir conhecimentos e também se alimentar, afastando-se da triste condição de pedinte. É claro que a educação por si só não vai solucionar todos os problemas, mas vai, com toda certeza, resolver muitos deles.

Se alguém pedir esmola, não dê. Quer ajudar? Tenho certeza que as ONGs aceitarão gratamente a sua ajuda. Elas facilitam o acesso de crianças à educação; dando um novo rumo à vida dessas e fazendo com que as tristes lembranças dos semáforos se percam no esquecimento.

Nenhum comentário: