segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Ação afirmativa e diminuição da desigualdade

As ações afirmativas como por exemplo o sistema de cotas para negros surgiu nos Estados Unidos, na década de 70. Dessa forma, não se trata de algo novo, mas de uma solução duvidosa para o problema da desigualdade social no Brasil.

Segundo afirma Magnoli em seu texto "preto no branco", ação afirmativa e aprofundamento das desigualdades sociais andam juntas, pois a primeira é um elemento das políticas compensatórias implantadas por governos que adotam orientações econômicas ultraliberais.

Sob essas orientações, os fundos públicos destinados a assegurar direitos universais (educação, saúde, transporte etc.); são desviados para subsidiar a acumulação privada de capital, enquanto as políticas compensatórias funcionam como instrumentos de legitimação dos governos e cooptação dos movimentos sociais”.

A solução na verdade seria o maior investimento na educação e isso não é novidade, porém há diferenças gritantes entre EUA e Brasil e lá o nível da qualidade de ensino é melhor que o nosso e a desigualdade social menor. Portanto, não é uma solução, mas talvez seja o início possível para uma mudança maior na estrutura da educação brasileira.

Nenhum comentário: