terça-feira, 25 de setembro de 2007

Alfabetização acessível a todos


A alfabetização é um dos primeiros passos na vida acadêmica de uma pessoa. Acontece que muitos nem conseguem alcançar essa base. Uma pessoa analfabeta enfrenta os mais diversos problemas no dia-a-dia, como, por exemplo, não saber onde se localiza um determinado lugar em um mapa.
Além dos problemas “práticos”, a pessoa é impossibilitada de continuar nos estudos, já que estes dependem da alfabetização.

Tendo em vista tudo isso, a ONG Alfabetização Solidária ajuda jovens e adultos a se alfabetizarem. Muitas pessoas já se beneficiaram com os serviços que a organização oferece. Além de contribuir com a alfabetização, possui programas variados como o de incentivo à leitura e o de capacitação de alfabetizadores para atuações com mídias digitais. Este último também com o objetivo de inclusão digital.

Neste link é possível ler algumas histórias de vida de pessoas que aprenderam a ler e escrever com o auxílio dos programas da ONG. É incrível observar como a vida delas mudou com a alfabetização. A entidade ganhou, em 2004, um prêmio de alfabetização oferecido pela UNESCO, em Genebra, Suíça.

Nenhum comentário: