terça-feira, 18 de setembro de 2007

Contra o trabalho infantil


Uma das coisas que realmente afasta as crianças da escola é o trabalho infantil. Segundo consta neste link da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), “estima-se que cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos trabalhem no Brasil de forma irregular". Isso significa, ainda segundo a UNICEF, que uma a cada dez crianças dessa idade estão trabalhando.

Um número muito triste, pois sabemos também que muitas dessas crianças exercem atividades pesadas, que, inclusive, prejudicam a saúde delas. Os pequenos trabalhadores – escravos (?) – chegam a abandonar os estudos por não terem tempo, ou mesmo pela exaustão decorrente dessas atividades.

O que mais assusta é que essas crianças – afastadas do estudo, ou com rendimento baixo na escola – não terão escolha, senão continuarem nesses empregos por toda a vida, ganhando salários que não permitem muitas vezes nem que se alimentem direito; o que dizer, então, quando essas pessoas possuem uma família e precisam alimentá-la.

A UNICEF junto a outras organizações desempenha um trabalho digno de elogios contra a exploração do trabalho infantil. Vale a pena conferir o conteúdo do primeiro link deste texto. Nele você encontra um pouco do trabalho da organização, além de alguns dados sobre o trabalho infantil.

Nenhum comentário: