sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O papel social do esporte

Nos últimos anos, o esporte tem sido usado como projeto social, sendo usado como instrumento de educação, principalmente entre os jovens. Muitos atletas de sucesso de hoje em dia já declararam que foram descobertos por meio dessas iniciativas, mesmo não sendo esse o real objetivo.

O Projeto Caravana do Esporte foi criado através da parceria entre a Unicef, o Instituto Esporte & Educação, e o canal de esportes ESPN.A Caravana do Esporte promove viagens a lugares de pouca assistência a fim de levar, através do esporte a instrução que as crianças assistidas nunca obtiveram, oferece também aprimoramentos para os professores, para no momento em que a caravana partir para a próxima cidade, o trabalho continue progredindo.

As regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste são privilegiadas nas escolhas dos locais a receberem a Caravana por possuírem um Índice de Desenvolvimento Humano menor do que outras regiões do Brasil. A atividade esportiva vai muito além do esporte profissional, dos patrocínios milionários e comerciais de televisão.

O esporte é um modo das pessoas se relacionarem, de mostrarem um pouco de suas personalidades, virtudes e defeitos. E esse tipo de projeto contribui também para a formação da criança como cidadã.

Nenhum comentário: