sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Confiabilidade para o professor e período integral

Muito se fala sobre o papel do professor na educação, ele representa o ícone do conhecimento para a população. Mas afinal, os problemas nas escolas são responsabilidades dele?

O professor é a vítima de uma queda de braço entre o governo e suas repartições, cansado da omissão da qual é submetido, das classes cheias de alunos, de pais desinteressados e alunos violentos.O educador não tem mais vontade de continuar em sua profissão.

Um dos motivos da desmotivação é a falta de participação nas decisões a serem tomadas e os rumos da educação no Brasil. Isso faz com que todas as medidas tomadas sejam paliativas.

A inserção do professor nas discussões sobre o processo educacional é fundamental, pois é ele quem vê e convive com as dificuldades dos alunos. Com as decisões sendo tomadas por pessoas que desconhecem o método educacional, sobram medidas de redução de custos, provisórias e etc. Uma das medidas não-tomadas é a do ensino integral.

Independente de quanto for, qualquer gasto com educação em países em desenvolvimento ainda é pouco. Os gastos são as desculpas do estado para a não implementação do período integral nas escolas, porém com a boa execução do projeto, o governo subtrairia gastos com segurança.


A escola pode ser auto-sustentável, mantendo oficinas de aprendizado, hortas comunitárias e etc.
Resumindo, qualquer investimento na educação do povo traz frutos, cresce o nível de emprego, desenvolvimento social, tecnológico e noções políticas, para fazer do Brasil um país melhor.


Post por: João Paulo Rosa

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