segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Educação, Conhecimento e Cidadania

Quanto melhor a educação de um país, maior será o nível de conhecimento da população. Dessa forma, não basta apenas o acesso à educação para todos.

É necessário que essa educação seja de qualidade e que forme verdadeiros cidadãos e que estes tenham consciência dos seus direitos para exigi-los e dos deveres para respeitar os limites que a sociedade e o indivíduo impõem.

Contudo, não me parece que haja interesse político em formar cidadãos. É mais fácil manipular um povo com pouca instrução do que pessoas com consciência social. Poucos sabem, mas a Constituição Federal do Brasil (art. 212) exige a aplicação anual em educação de 18% pela União e de 25% pelos Estados, Municípios e Distrito Federal, da receita resultante dos impostos, o que não é pouco. Porém, do que adianta a constituição exigir se a população não fiscalizar? E, para tanto, é necessário que ela tenha esse conhecimento. Mas será que ela sabe dos seus direitos?

A nossa CF, garante também o padrão de qualidade como princípio do ensino. Cabe à todos nós, atores da comunicação, transmitir essas informações para formar cidadãos conscientes dos seus direitos e garantir um futuro melhor às futuras gerações.

Um comentário:

Unknown disse...

Penso que uma boa educação é fundamental para toda e qualquer população,porem para os nossos governantes isso não tem muita prioridade, é fundamental ter uma população burra e analfabética pois assim é mais facil de manipula-lá.