quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A beleza das Universidades coloridas

Prazer, nas quartas-feiras quem escreve sou eu. Mas vale lembrar que o ritmo aqui no EducAção é de atualização diária, então, fique sempre de olho!

Diversidade. Uma linda palavra que define o ser humano e nos desafia para algo fantástico chamado “convivência”. A verdade é que somos muito mais que epiderme e quantidade de melanina. Fazer distinção de pessoas por raça (ou classe social) é pura mediocridade.

Pessoas de baixa renda e negros encaram preconceitos e barreiras a todo o momento. Uma delas está no direito à educação,
no direito a inserir-se em um curso superior. Pensando nisso é que existem organizações como a Afrobras e a Educafro.

Essas ONGs lutam para capacitar negros e pessoas carentes em geral que, por inúmeros motivos, não tiveram ensino público de qualidade e, por tanto, sofrem com a desigualdade na concorrência dos vestibulares. Tudo através de orientação profissional, qualificação e (acessíveis) cursinhos comunitários pré-vestibulares. Recebendo, inclusive, o apóio de voluntários que sentem o desejo de impactar vidas e agir em defesa da igualdade racial.

O espaço não me permite maior aprofundamento, mas o fato é que a discussão sobre sistema de cotas é apenas a ponta do iceberg. É necessário respeito, iniciativa, compromisso com a educação.

Nenhum comentário: