segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Meio ambiente e capitalismo

Atualmente, é impossível imaginar uma educação que não tenha o meio ambiente como tema. Assim como não podemos deixar de discutir o meio ambiente sem questionar o sistema capitalista, ou ainda, o crescimento econômico. Somando esses dois fatores chegamos a equação do tão falado desenvolvimento sustentável.

Como você pode ter um meio ambiente menos poluído, diminuir o aquecimento global e diminuir a camada de ozônio com uma cultura que prima pelo consumismo descontrolado? Apesar de haver uma conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente, elas continuam consumindo. Significa dizer que uma cultura de sociedade de consumo não se desconstrói do dia para noite.

Por outro lado, as empresas e os governos preocupados com a própria imagem começaram a se mecher há algum tempo. E no dia 16 de setembro ocorreu o 20º aniversário da assinatura do Protocolo de Montreal — acordo internacional pioneiro que deteve e, eventualmente, reverteu o processo de redução da camada de ozônio, lançando uma nova era de responsabilidade ambiental.

O Protocolo foi bem sucedido e os 191 países signatários eliminaram, conjuntamente, mais de 95% das substâncias que destroem a camada de ozônio, e a expectativa é que, até 2075, a camada de ozônio que protege a Terra retome seus níveis anteriores à década de 80.

Por isso, ambientalistas estão animados, pois, acreditam que o aquecimento global também pode ser revertido com o cumprimento dos ODM – Objetivos para o Desenvolvimento Mundial, dentre eles o de garantir a sustentabilidade ambiental.

Nenhum comentário: