sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Falta de oportunidades para a juventude

Preocupado com o aumento da violência e do desemprego entre os jovens, o governo criou a Lei do Aprendiz em 2000. Essa nova regulamentação visa facilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho e seu desenvolvimento como pessoa.

Porém o numero de jovens brasileiros sem ocupação permanece alto, segundo o IBGE, 19,4% dos jovens entre 15 e 24 anos estavam sem emprego em 2005.
Afim de reduzir esse nível, alguns atletas e ex-atletas criaram a ONG Atletas pela Cidadania que reúne o ex- jogador de futebol Sócrates e o ex-nadador Gustavo Borges.

A intenção dos ex-atletas é usar de suas forças para cumprir as metas que na verdade o governo deveria atingir. A finalidade dos esportistas é incluir 800 mil jovens no mercado de trabalho até 2010.

Entretanto, o adolescente não tem dificuldade somente em ingressar no mercado de trabalho, mas também na universidade. Menos de 1% dos jovens do bairro de Paraisópolis esta na universidade, já o bairro do Sumaré, de classe média alta tem 55,55% dos seus jovens na universidade

Um comentário:

kaua eyke disse...

Nossos jovens a cada dia tem mais oportunidades para entrar em universidades publicas e particulares, através da criação de incentivos do governo, com bolsas, cotas e etc. Porém ainda não é o bastante, acho que deveríamos cursar escolas públicas que permitisse o ingresso automático em uma universidade, sem vagas limitadas e de responsabilidade do Estado, como complemento a conclusão do ensino de qualquer cidadão.Só assim estaríamos preparados para o mercado de trabalho e pagaríamos os estudos com trabalhos voluntários em hospitais, escolas etc.

Kauã Eyke.